Motorista que denunciou problemas em ônibus à BandNews é demitido

Um dia depois de denunciar à BandNews problemas nos freios de ônibus da empresa Viação Marechal, o motorista Germano Grein foi demitido. A empresa é uma das responsáveis pelo transporte coletivo de Curitiba. O funcionário se envolveu em um acidente no mês de maio porque os freios não funcionaram. Mesmo após demitir Germano, a empresa ainda vai cobrar dele mais de dois mil reais referente ao valor para o conserto do ônibus.
 
O acidente em questão aconteceu no mês de maio. O coletivo bateu na traseira de outro carro porque, segundo o motorista, o freio não respondeu como deveria. Germano acredita que só foi demitido porque denunciou a condição dos ônibus. Ele conversou com Angelo Sfair.
 
 
 
No dia do acidente, o motorista estava no carro com a identificação AA 280. O ônibus é do ano de 2004 e, de acordo com a Viação Marechal, no período de um mês, o carro passou 11 vezes por manutenção: suspensão, defeito no freio motor, freio ineficiente, um atendimento externo e sete manutenções preventivas. O motorista demitido pela empresa relata que os casos de falhas na manutenção são constantes. A cobrança da empresa sobres os funcionários, segundo ele, é constante. Contudo, não há uma contrapartida quanto à qualidade dos carros e equipamentos.
 
Outro problema neste caso é que o ônibus AA 280, que se envolveu no acidente, está com a vida útil vencida. Uma determinação obriga as empresas a manterem a frota com veículos de, no máximo, 10 anos. Porém, uma liminar de 2013, pedida pelo Sindicato das Empresas de Ônibus, isenta a renovação da frota até que aconteça um reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.
 
A empresa Auto Viação Marechal não quis comentar o caso específico dessa demissão. Segundo o Setransp, ele teria desrespeitado as regras internas da empresa. Por meio de nota, a Viação Marechal “informa que, a partir de análise técnica, não constatou problema nos equipamentos de frenagem do ônibus em questão”. Ainda segundo a empresa, “a lona dianteira do pneu, que em média dura 60 mil quilômetros, rodou apenas 11 mil quilômetros. Da mesma forma, a lona traseira, que em média dura 40 mil quilômetros, está com 30 mil quilômetros”
 
Fonte: Band News