Comissão de Transporte se reúne na segunda

 

A Comissão de Análise da Tarifa, criada pelo prefeito Gustavo Fruet para avaliar a metodologia tarifária do transporte coletivo de Curitiba, estará reunida nesta segunda-feira (25), às 9h45, no auditório da Urbs.

A comissão tem também a atribuição de avaliar os procedimentos para cálculo tarifário estabelecidos nos contratos de concessão do transporte coletivo vigentes no município.

A reunião será aberta para acompanhamento da imprensa.

Matéria relacionada:

“Comissão da tarifa” começa a analisar documentos do transporte coletivo

 

 

Grupo avalia metodologia dos cálculos tarifários, de acordo com contratos. Trabalho pode terminar com revisão dos valores da passagem

 
 
 
Comissão de Análise de Tarifa, criada para avaliar a metodologia dos cálculos tarifários do sistema de transporte coletivo de Curitiba, fez sua primeira reunião nesta quinta-feira (14) e começou a analisar uma série de documentos. Dentre estes, estão os contratos de concessão do sistema. Nos próximos três meses, a comissão se reunirá quinzenalmente e sessões extraordinárias podem ser convocadas se houver necessidade.

O presidente da Urbanização Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Júnior, explicou que um dos objetivos é checar se os procedimentos técnicos que definem o valor da passagem estão de acordo com o que estabelecem os contratos. “Os contratos devem ser respeitados. Então, vamos avalizar se os procedimentos estão de acordo com os contratos. Caso a comissão identifique falhas, chegaremos a ajustes na metodologia da tarifa”, disse.

Nesta quinta-feira, os integrantes da comissão assistiram a uma apresentação sobre aspectos técnicos dos itens que compõem a tarifa. Os membros também tiveram acesso a um “kit”, com cópias dos documentos e iniciaram a análise.

Gregório não descarta que, ao final dos trabalhos, a metodologia possa ser alterada e, com isso, a Urbs faça uma revisão no valor da passagem do sistema de transporte coletivo.

População pode apresentar sugestões

A comissão é integrada pela Urbs, representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Câmara, Instituto de Engenharia do Paraná, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Ministério Público e secretários municipais.

As reuniões ocorrem sempre no auditório da Urbs, localizado na Rodoferroviária de Curitiba. As sessões são abertas ao público e a população poderá contribuir diretamente com o trabalho, apresentando sugestões. As manifestações deverão ser entregues por escrito a qualquer dos membros da comissão.

“Esta participação é importante. Todas as entidades vão apresentar suas demandas. Vamos convidar também as empresas concessionárias, sindicato de trabalhadores do sistema de transporte. Todos devem participar”, afirmou o presidente da Urbs.