Segunda-feira pode amanhecer sem algumas linhas de ônibus em Curitiba e região

O primeiro dia útil desta semana pode amanhecer sem a circulação de algumas linhas de ônibus de empresas que ainda não sinalizaram pagamento do reajuste do retroativo de motoristas e cobradores de Curitiba e região metropolitana. Nas primeiras horas desta segunda-feira (8) os trabalhadores que ainda não receberam este determinado valor vão decidir se cruzam os braços ou não. Esta paralisação afetaria apenas algumas linhas de ônibus que alimentam o transporte público de Curitiba, já que a maioria das empresas já cumpriram com o acordo. As linhas que seriam afetadas e as empresas que ainda não depositaram o valor não foram informadas.

Em março, ficou definido que as empresas pagariam, além do reajuste salarial, o valor retroativo referente ao mês de fevereiro, data-base da categoria. O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e região metropolitana (Sindimoc), Dino Cesar, em entrevista à Banda neste domingo (7) disse que a maioria das empresas efetuou o pagamento até o final desta sexta-feira. “Algumas empresas que não pagaram estão mantendo contato e até programando algo para hoje, final da tarde. A maioria já cumpriu com o compromisso, mas tem empresas que ainda não se manifestaram. Sobre estas empresas, o trabalhador vai decidir se vai parar ou não. Mas é uma parcela pequena”, alerta o vice-presidente.

Ainda, segundo Dino, a diretoria do Sindimoc está mobilizada durante este final de semana mediando informações entre empresas e trabalhadores. “Estamos fazendo levantamento daquelas que já pagaram e daquelas que ainda não pagaram e nem se manifestaram. Estamos torcendo que seja creditado este valor na conta deles para que assim, não seja prejudicado o transporte o público. Sabemos que quem está em débito mesmo são as empresas, já que a Urbs divulgou na sexta que está em dia com as empresas e que já teria pago todo o valor referente ao acordo firmado com os trabalhadores”, aponta Dino Cesar.

Na madrugada desta segunda-feira (8) uma assembleia deve decidir se os motoristas e cobradores que trabalham para estas empresas que não efetuaram o pagamento referente ao retroativo vão paralisar as atividades. 

Fonte: Banda B