Tuboteca - Precisa de doadores de livros

 

Projeto que completou um mês de funcionamento recebeu mais de 6 mil livros, mas ainda precisa de mais gente disposta a se desapegar de títulos

É quase uma avalanche: assim que as equipes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) repõem os livros das Tubotecas, em menos de uma hora os usuários/leitores “agarram” rapidamente o título que mais chamou atenção e seguem viagem, o que faz com que as bibliotecas instaladas em dez tubos do transporte coletivo da capital fiquem rapidamente vazias. Por conta da demanda inesperada, a FCC tem trazido diariamente novos livros para atender o público – o que daria, mais ou menos, 500 obras todos os dias. A pergunta imediata é: e de onde vem tudo isso?

As Tubotecas hoje sobrevivem basicamente de doações – o acervo inicial, de acordo o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, veio do programa Curitiba Lê, e os 3,5 mil livros ajudaram a sustentar as primeiras semanas. “Agora, nosso apelo é para que as pessoas doem”, salienta Cordiolli.

·         Saiba mais

Nas últimas semanas, a fundação recebeu três grandes doações: 5 mil livros da Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quase 500 da Volvo do Brasil, além de doações de pessoas físicas, como a escritora Monika Gryczynska, que se desapegou de 400 volumes de sua biblioteca pessoal (leia mais ao lado). Outra contribuição também de quase 5 mil obras está em negociação entre a FCC e uma empresa. “Temos ainda a doação pingadinha, que são as pessoas que deixam alguns títulos na própria estante”, conta a coordenadora de literatura da FCC, Mariane Filipak Torres.

Tanto a Volvo quanto a Editora da UFPR tiveram a mesma motivação para doar: ficaram “fãs” do projeto. “Muitos livros foram patrocinados pela empresa. Estando nas Tubotecas, esses títulos chegarão à população de maneira mais fácil”, diz a coordenadora de patrocínio da Volvo, Anaelse Oliveira. O diretor da Editora da UFPR, Gilberto Castro, também pensou na visibilidade. “Temos muitos livros bons e que, às vezes, por falha na distribuição, acabam escondidos. É uma oportunidade de expor esses autores.”

Volta?

Os envolvidos no projeto garantem que os leitores estão, aos poucos, devolvendo os livros, atitude que se tornou mais frequente há poucos dias, o que leva a crer que se leve pelo menos um mês para terminarem de ler a obra emprestada. Há ainda o leitor que passa o livro para parentes e amigos antes de devolvê-lo. A mediadora de leitura da FCC, Maria Lúcia de Faria, confia na honestidade dos leitores. “Estamos depositando confiança nas pessoas, esse projeto implica em respeito, partilha e solidariedade.”

Como doar?

Locais

Projeto que completou um mês de funcionamento recebeu mais de 6 mil livros, mas ainda precisa de mais gente disposta a se desapegar de títulos

Os livros podem ser deixados em equipamentos mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba, Casas de Leitura, sede da Fundação Cultural (R. Engenheiro Rebouças, 1.732), no Ippuc (R. Bom Jesus, 669) e na Prefeitura (Av. Cândido de Abreu, 817). Poucos títulos podem ser deixados nas próprias Tubotecas, e grandes doadores tem de se adequar ao edital de chamamento público (disponível na página da Fundação Cultural).

Tipos

Serão aceitos livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não devem ser doadas obras técnicas, didáticas e religiosas, além de jornais, revistas e materiais com conteúdo ofensivo ou pornográfico.

Fonte da notícia: Gazeta do Povo