Motoristas e cobradores de ônibus cancelam indicativo de greve

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) suspendeu o indicativo de greve da categoria, aprovado na última quarta-feira (21) e que poderia implicar em paralisação do serviço de ônibus da capital a partir deste sábado (24). Das quatro empresas que não tinham depositado o adiantamento salarial, que corresponde a 40% do salário dos trabalhadores, no dia 20, falta apenas parte do repasse de uma.

Mesmo sem o pagamento total dos adiantamentos, o sindicato entendeu que uma paralisação iria afetar os usuários no fim de semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem o primeiro dia de provas neste sábado. “Não queremos prejudicar ninguém. Duas empresas pagaram ontem [quinta-feira], hoje pela manhã outra já realizou o depósito. Esperamos que o restante dessa última empresa seja pago nesta sexta”, afirma o vice-presidente do Sindimoc, Dino César de Mattos. As quatro empresas que atrasaram o adiantamento, segundo o sindicato, foram a Redentor, Sorriso, Araucária e Auto Viação Tamandaré. Quem ainda está em dívida com o os motoristas e cobradores é a Redentor. Segundo a diretoria do Sindimoc, se a empresa realizar os pagamentos faltantes, a possibilidade de greve fica completamente descartada. A empresa promete depositar o restante ainda nesta sexta-feira (23).

O Sindimoc ainda ingressou com ação na Justiça para cobrar uma multa de em R$ 1 milhão devido ao atraso do pagamento e também com outra ação de danos morais coletivos. Em fevereiro deste ano, uma decisão da desembargadora Ana Carolina Zaina, que presidiu a audiência de negociação salarial da data-base de motoristas e cobradores no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinou que o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) passaria a ser multado em R$ 1 milhão por dia de atraso no pagamento de obrigações trabalhistas.

O indicativo de greve havia sido aprovado durante assembleia na quarta-feira , que reuniu cerca de dois mil motoristas e cobradores de transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana. “As empresas parece que fazem uma espécie de rodízio. Cada mês uma atrasa o pagamento do nosso adiantamento”, disse o representante do Sindomoc, na ocasião.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que está rigorosamente em dia com os repasses às empresas, o que inclui as quatro que atrasaram o pagamento do adiantamento aos trabalhadores.

Via Paraná Online