Ônibus e estações-tubo sofrem sete assaltos por dia em Curitiba

Média é menor que a de 2014, mas situação ainda é preocupante, diz Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba

Estações-tubo Coronel Luiz José dos Santos, na Avenida Marechal Floriano, no Boqueirão, são as mais visadas pelos assaltantes, tanto na ida como na volta (foto: Franklin de Freitas)


“A Urbs não passa para a gente esses dados, mas pelo que temos visto, a situação não é bem assim. Está tendo arrastão direto, principalmente no Pinheirinho”, afirma José Ricardo Sales Ribeiro, diretor do Sindimoc. “O que mais tem preocupado a gente é que, além do assalto, estão tendo agressões contra os trabalhadores, e isso está virando algo bastante comum”, complementa.Apesar disso, a média deste ano é menor que a de 2014, que fechou o ano na casa dos 9 assaltos diários. Procurado para comentar o assunto, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) afirmou não ter acesso aos dados, mas questionou a queda de 22% nas ocorrências.

Nesta semana, inclusive, começou a circular um vídeo que mostra um homem armado assaltando duas estações-tubo do bairro Cajuru. As ocorrências foram registradas no último final de semana, a primeira delas à luz do dia no tubo Antônio de Paula, no sentido Centro, e a segunda na estação-tubo Catulo da Paixão Cearense, no sentido Centenário. No último registro, o cobrador entrega as notas e um saco plástico com moedas, usadas para troca, mas mesmo assim é agredido com uma coronhada.

Estações-tubo

Das 10 estações-tubo com mais sofreram assaltos neste ano, a maioria fica na região sul da Capital. Além da primeira e segunda colocadas, ambas no Boqueirão, as outras ficam no Bairro Novo, CIC e Bigorrilho. A terceira colocada é a estação Centro Médico, no Bairro Novo, em quarto, a Vila São Pedro. No quinto e sexto lugares as estações-tubo Hipólito da Costa, também no Boqueirão. Já em sétimo, o tubo CIC Norte e oitavo e nono lugares figuram as estações da Praça da Ucrânia. Em décimo, está o Tubo Osternack.

Os dados são relativos ao período de janeiro a setembro deste ano e podem ser maiores, já que os registros são com base em Boletins de Ocorrência (B.O) e nem todos os casos são comunicados à polícia. O sistema tem 342 estações-tubo.

Via Bem Paraná