Professores das universidades estaduais cruzam os braços e protestam no Centro Cívico

Um grupo com cerca de 500 manifestantes vindos de várias partes do Paraná, fizeram uma passeata seguida de proteste em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico em Curitiba. São professores, estudantes e funcionários das universidades estaduais reivindicando melhorias no ensino e aumento de salários para os professores.

A manifestação aconteceu seguida da paralisação das aulas em quase todas as universidades estaduais. Cerca de 90% dos professores cruzaram os braços nesta quarta-feira (7) e as aulas foram afetadas. Segundo os manifestantes, há anos, as instituições vêm sofrendo com o descaso do poder executivo.

“A falta de investimento e os baixos salários tem feito muitos professores deixarem as universidades estaduais. Eles estão migrando para outras instituições. Isso afeta os programas de pesquisa e as orientações de projetos de alunos. A educação como um todo está comprometida”, explicou um dos manifestantes, o professor Deni Willian da Silva, que trabalha na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Os manifestantes comemoraram a contratação de 240 novos professores e de mais funcionários, entretanto, acreditam não ser suficiente. “Fizemos um acompanhamento e sabemos que o governo tem verba para investir nas universidades, queremos que isso aconteça efetivamente”, disse Silva.

A passeata começou na Praça Santos Andrade e terminou em frente o palácio. Os manifestantes permaneceram na Praça Nossa Senhora de Salete com carro de som e várias faixas de protesto. Além de professores, muitos movimentos estudantis participaram do protesto.

 

Fonte: Banda B