Limpeza pública ainda espera pagamento do 13.º

 

Os trabalhadores das empresas que prestam serviços de limpeza pública em Curitiba estão com seus salários de novembro garantidos, mas ainda sob o risco de ficarem sem o 13.º salário. O benefício tem de ser pago em parcela única, em 12 de dezembro. E sem o repasse do governo municipal, as empresas vão deixar cerca de 3,5 mil trabalhadores sem o 13.º.

“Os bancos exigem que os recursos para o pagamento estejam na conta com 48 horas de antecedência. Se não recebermos na segunda-feira, o 13.º não será atendido”, alertou Adonai Aires de Arruda, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Paraná. 
A Secretaria Municipal de Finanças admitiu estar com os repasses atrasados, por conta de problemas administrativos (sem especificar), mas assegurou que na próxima semana tudo será quitado, embora não tenha dado data exata.

E as empresas estão sob início de crise com seus trabalhadores, pelo receio de a prefeitura não cumprir com a palavra. Isso faria com que outros pagamentos não fossem cumpridos, o que levaria os trabalhadores a iniciar 2013 já com prejuízo no bolso.

“A grande preocupação das empresas é que de amanhã [hoje] até 5 de janeiro são quatro folhas de pagamento para rodar. O mês de novembro,que já está garantido, dezembro, 13.º salário e em muitas empresas tem férias coletivas que precisam ser pagas com antecedência. Precisamos deste dinheiro”, explicou Adonai.

Fonte: Parana-Online