Funcionários de empresa do transporte coletivo aprovam indicativo de greve

Empregados da CCD, responsável por cerca de 10% do sistema de transporte coletivo da capital, exigem pagamento de salários atrasados até a próxima sexta (11).

Funcionários da empresa CCD Transporte Coletivo S/A, responsável por cerca de 10% do sistema de transporte coletivo de Curitiba, decidiram, em assembleia realizada na noite desta terça-feira (8), pelo indicativo de greve em 72 horas. A empresa, a Prefeitura de Curitiba e a URBS devem ser notificadas do indicativo de greve na manhã desta quarta-feira (9).

Conforme a assessoria do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que representa a categoria, a paralisação é uma resposta ao atraso no pagamento dos salários do mês de dezembro, do residual do 13º salário e do vale-alimentação. Ainda segundo o Sindimoc, se o pagamento não for efetivado até a próxima sexta-feira (11), os cerca de 1,1 mil funcionários entrarão em greve.

De acordo com o representante legal da CCD, Carlos Alberto Farracha de Castro, a empresa pagou 40% do salário do mês de dezembro, no último dia 20, mas, os 60% restantes, com vencimento na última segunda-feira (7), não foram quitados. A CCD propôs, então, o pagamento do restante em parcelas em até, no máximo, dez dias, mas os empregados rejeitaram a proposta.

“Nunca atrasamos os salários dos funcionários até o ano passado. O problema é que esse novo modelo do transporte coletivo é deficitário. Para entrarmos na licitação foi preciso pagar outorga elevada e o governo exigiu investimentos na compra de frota e em outros aspectos. Alertamos que haveria esse problema. O fato é que o sistema entrou em colapso”, alega Castro.

Segundo o Sindimoc, a empresa atende principalmente as linhas da região Leste de Curitiba, nos bairros Cajuru, Capão da Imbuia e na Vila Oficinas, e também algumas linhas do Interbairros II, do ligeirinho Inter 2, e do biarticulado Centenário-Campo Comprido.

A reportagem tentou entrar em contato com representantes da CCD e com a URBS depois da decisão da assembleia, por volta das 21h, mas ninguém atendeu às ligações devido ao horário. No último contato com a entidade que representa as empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a associação alegou que desconhece da negociação entre a CCD e o Sindicato.