Só metade dos tubos do Ligeirão Norte será adequada no prazo
As obras de implantação do Ligeirão Norte – entre as estações Bento Viana e o Terminal Santa Cândida – já duram nove meses, mais ainda não têm data para terminar. O cronograma previa que os trabalhos seriam concluídos até abril deste ano. Entretanto, o usuário pode se preparar para longos atrasos. Segundo a própria Urbanização Curitiba S.A. (Urbs), menos da metade dos tubos estará pronta nesta data. Técnicos da empresa trabalharam para redefinir datas e metas.
Veja no mapa quais estações passam por manutenção
Os trabalhos começaram em maio do ano passado. Hoje, seis estações estão fora de operação: Fernando de Noronha, Holanda e Bom Jesus (na Avenida Paraná); Constantino Marochi e Passeio Público (na Avenida João Gualberto); e Coronel Dulcídio (na Sete de Setembro). As adequações nos tubos destas estações devem ser concluídas gradativamente, até 25 de fevereiro.
Na próxima semana, a estação Alferes Poli será interditada. Os trabalhos ali só serão concluídos em abril, data em que as obras em todos os tubos do Eixo Norte deveriam estar finalizadas. Outras oito estações passarão pelas adequações após o fim do prazo inicial. Somente após este processo é que o Ligeirão Norte poderá rodar na capital.
Algumas estações, como a Holanda, Constantino Marochi e Passeio Público já estão com as estruturas finalizadas, mas, segundo a Urbs, ainda aguardam a instalação elétrica e a colocação do sistema que possibilita o funcionamento das unidades.
As obras
Os trabalhos correspondem a um trecho de cerca de 11 quilômetros. Segundo a Urbs, cada uma das 15 estações (com um tubo em cada sentido) será interditada alternadamente. Os tubos de uma mesma estação serão desalinhados – realocados a alguns metros um do outro. Isso permitirá o alargamento da canaleta, formando uma terceira faixa, por onde os Ligeirões poderão ultrapassar os biarticulados que, eventualmente, estiverem parados em uma das estações.
A obra, que está orçada em R$ 10 milhões, também prevê a pavimentação das faixas adicionais, drenagem, calçadas e sinalizações. Os tubos de cinco estações serão ampliados. Os maiores serão do Passeio Público e da Bento Viana, que passarão a ter 20 aneis cada (módulos). Sete estações contarão com tubos novos. Nas outras oito, as estruturas serão restauradas e reaproveitadas.
Assim que começar a operar, o Ligeirão Norte deve transportar, em média, 50 mil passageiros por dia. O ônibus fará o percurso entre a estação Bento Viana e o Terminal do Santa Cândida, parando em outros dois terminais (Boa Vista e Cabral) e outras cinco estações (Eufrásio Correia, Central e Passeio Público. O tempo estimado da viagem é 25 minutos menor do que faz o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso.
Atrasos
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Urbs informou que, na gestão anterior, houve um atraso na execução do projeto. Por enquanto, a empresa definiu um cronograma de trabalho que abrange as seis estações que estão paradas e a Alferes Poli, que será interditada na próxima semana. Os técnicos que trabalham na obra realizam um estudo, para definir um novo prazo final para a conclusão da preparação da via para o Ligeirão Norte.