Vitória: Após 6 anos de luta, banheiros nos estações tubos
Mais uma vitória para os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana! Após seis anos de luta, finalmente teremos condições de trabalho mais dignas.
Conforme decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), as empresas que gerenciam o transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e a Coordenação Metropolitana de Curitiba (Comec), terão 120 dias para adaptar e melhorar as condições nas 360 estações tubo.
A reforma nas estações tubos é uma luta que o Sindimoc vem trilhando desde 2010. Maior isolamento térmico e condições mais adequadas de higiene (com a disposição de banheiro), são itens básicos para condições de trabalho adequadas. E só foram possíveis com a união da categoria.
A ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) foi proposta em agosto de 2014, após muita luta e denúncias do Sindimoc. Após as inspeções feitas pelos peritos do MPT e relatório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Paraná (SRTE-PR), constatou-se uma situação de trabalho degradante e insalubre.
Além de desconfortável, o trabalho nos tubos oferece risco à saúde e não têm condições sanitárias adequadas.
O TRT9 manteve sentença dada em 2015, alterando apenas o prazo para execução das obras (que antes era de 30 dias) e o valor da multa por danos morais, que passou de R$ 500 mil para R$ 300 mil.
O Sindimoc chegou ainda a construir um banheiro na estação tubo Arroio Cercado, localizada na Rua Ricardo Gasparian Machado, no Sitio Cercado. A obra ainda acarretou em multa de mais de dois mil reais ao sindicato. Mas com a determinação judicial, o fato agoA reforma agora promete oferecer melhor conforto térmico e banheiros.
A obra foi feita em três dias, o que para o sindicato é uma demonstração de que o poder público poderia agir rapidamente para atender a determinação judicial.
As empresas que gerenciam o transporte coletivo estão tentando se esquivar e manter os trabalhadores em condições degradantes. Procuradas pelas emissoras RPC, BandTV e Record News, afirmaram ainda não terem sido notificadas.
Sindimoc fala na mídia sobre a conquista dos banheiros nas estações tubo:
Record News - https://www.youtube.com/watch?v=zIV1hxncTYY
RPC (Globo Paraná) - http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/curitiba/v/justica-determina-que-urbs-e-comec-melhorem-as-condicoes-de-trabalho-dos-cobradores/5873853/
Comente esta notícia