Setembro de luto | Sindimoc faz duas paralisações gerais
Nesta segunda-feira (11), o Sindimoc realizou duas ações partes do Setembro de Luto. Ambas foram chamadas para o grande ato, que será no dia 20 de setembro.
Entre as 9h e 10h e 15h e 16h, todos os terminais de Curitiba e Região Metropolitana e Praças da região central foram completamente paralisados. Estas duas horas de manifestação geral dos trabalhadores e usuários tem três reivindicações claras:
-
Câmeras de segurança com monitoramento 24 horas, (igual em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul)
-
Criação da Delegacia Especializada em Crimes no Transporte Coletivo
-
Retorno da Grupo Tático Velado da Polícia Militar nos ônibus
Grande ato será dia 20 de setembro
A intenção dos atos realizados nos últimos dias é convocar trabalhadores e usuários para um grande ato geral, no dia 20 de setembro, às 15h, na Praça na Rui Barbosa.
O Sindimoc estuda ainda a possibilidade de fazer uma greve geral a partir do dia 21, caso uma solução não seja apresentada.
Filmadora Já!
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores e usuários é a colocação das filmadoras com monitoramento online e 24 horas em todos os veículos.
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) já está realizando um estudo para verificar a viabilidade de implementação das câmeras de segurança, com previsão para iniciar os testes em 15 de setembro.
Já a Urbs, responsável pelo transporte em Curitiba, até o momento, não tomou nenhuma iniciativa para viabilizar a medida, embora Lei Municipal 13.885/ 11 determine que sejam instaladas filmadoras em todos os veículos.
Mobilizações seguem por toda semana
Terça-feira (12) - paralisação das 15 e 16 horas, nos terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso, Portão.
Quarta-feira (13), paralisação das 15h às 16h, nos terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueiras, Santa Felicidade, Caiua, Fazendinha.
Quinta-feira (14), paralisação das 9h às 10h, nos terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueiras, Santa Felicidade, Caiua, Fazendinha.
Sexta-feira (15) paralisação das 9h às 10h, nos terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso, Portão.
Comente esta notícia