Risco de rodízio de água mais rigoroso é descartado por 20 dias em Curitiba e região, diz Sanepar
Três dos quatro reservatórios tiveram ligeira alta e estão com 30,95% da capacidade; companhia diz que rodízio severo será implantado caso barragens fiquem abaixo de 25%
O nível dos reservatórios de água que abastecem Curitiba e região atingiram nesta segunda-feira (2) o melhor nível desde o início de outubro, com 30,95%, de acordo com a Sanepar. A ligeira melhora afasta por pelo menos 20 dias a possibilidade de rodízio mais severo, segundo a companhia.
As chuvas do fim de semana ajudaram a elevar a quantidade de água em três das quatro barragens do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região (Saic), que estava em 27,73% da capacidade na sexta-feira (30) - quando a capital registrou 20 mm.
Se o nível dos reservatórios do Saic ficar abaixo de 25%, a Sanepar informou que tornará o rodízio de água mais rigoroso, com um dia de abastecimento e dois sem. No decorrer de outubro, o índice oscilou entre 27,5% e 30%.
Nível dos reservatórios nesta segunda (2):
- Iraí: 15,46%
- Passaúna: 35,92%
- Piraquara I: 24,95%
- Piraquara II: 47,50%
De acordo com o coordenador de operação do Simepar, Marco Antônio Jusevicius, há condições de termos mais chuva pelos próximos dias, mas de forma irregular e isolada. "Não é nada que possa trazer alento para a região", explica.
Segundo ele, as chuvas no Paraná devem ficar abaixo da média até o fim do verão - reflexo do fenômeno meteorológico La Niña.
"A chance de ocorrer grandes acumulados de chuvas é muito pequena. E é isso que na verdade é aguardado para você ter uma regularização sustentável da situação hídrica. Fica mais difícil em uma situação de La Niña", afirma.
Fonte: G1 Paraná
Comente esta notícia