Idosos entre 81 e 85 anos serão vacinados contra gripe nesta semana em Curitiba; veja o cronograma

Prefeitura fez cronograma especial por idade para garantir tempo entre vacina da Covid-19 e a da gripe. Vacinação contra a gripe está sendo feita nas unidades básicas e nas unidades de multivacinação, das 8h às 17h

A campanha de vacinação contra a gripe entra na terceira fase a partir da próxima semana, em Curitiba. A prefeitura vai começar a vacinar idosos, mas com cronograma especial por idade para garantir que o intervalo necessário das doses da vacina contra a Covid-19 seja respeitado.

Segundo o Ministério da Saúde, a orientação, para quem recebeu a vacina da gripe ou da Covid-19, é de esperar um intervalo de 14 dias entre uma e outra dose. Por este motivo, Curitiba vai seguir calendário diferente para a vacinação contra a gripe.

Deste modo, os idosos do grupo de 85 a 81 poderão fazer a imunização contra a gripe nesta próxima semana e, depois de 14 dias, receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca, que tem um intervalo de 90 dias entre as suas doses.

Programação da vacina conta a gripe em Curitiba:

  • Segunda-feira (10): idosos com 85 anos completos
  • Terça-feira (11): idosos com 84 anos completos
  • Quarta-feira (12): idosos com 83 anos completos
  • Quinta-feira (13): idosos com 82 anos completos
  • Sexta-feira (14): idosos com 81 anos completos.

Onde se vacinar?

A vacinação contra a gripe está sendo realizada nas unidades básicas e nas unidades de multivacinação, das 8h às 17h. Para verificar as unidades abertas confira este link.

A Secretaria de Saúde de Curitiba reforça que as unidades de saúde que estão fazendo vacinação contra a Covid-19 não aplicam vacina contra a gripe.

“Essa é mais uma medida de segurança no nosso protocolo para evitar que qualquer chance de erro e troca de vacina no momento da aplicação”, explica a secretária de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Outros grupos

O grupo de idosos com 86 anos ou mais será contemplado nos próximos cronogramas. Segundo a prefeitura, estes idosos foram imunizados contra Covid-19 com a vacina Coronavac, que tem outro intervalo entre as suas doses.

Para os idosos com 80 anos ou menos, a orientação é para que também aguardem a divulgação do cronograma com as próximas datas para cada faixa etária.

Proteção

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, mas ajuda os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico da gripe, pois os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Além disso, a imunização contra a gripe ajuda a diminuir a procura por serviços de saúde, diminuindo a pressão no sistema.

Vacinação no Paraná

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 9 de julho. No Paraná, são 4,4 milhões de pessoas que devem ser imunizadas, o que representa a meta de imunizar pelo menos 90% entre todos os grupos.

Na terça-feira (11), começa a segunda etapa, com idosos de 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. Estes grupos serão vacinados até 8 de junho.

O secretário de saúde Beto Preto disse que, embora estejamos vivendo um momento de esperança da vacina contra a Covid-19, todos devem buscar pela imunização também contra a gripe.

“A vacina contra a gripe é fundamental e, nesse caso, está disponível. As pessoas precisam procurar uma das 1.850 salas de vacinação do Estado e tomar a sua dose”, disse Beto Preto.

Fonte: G1 Paraná

Categorias: