Estações-tubo Dom Pedro I e José Bettega voltam a receber passageiros, em Curitiba

As obras nas estações-tubo Dom Pedro I e José Bettega foram concluídas na sexta-feira (10) e, a partir desta semana, os passageiros voltam a utilizar os pontos de paradas localizados na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, e na Avenida Winston Churchill, no Capão Raso, em Curitiba. Os locais irão passar por limpeza antes de voltarem a operar.

A estação Dom Pedro I volta a funcionar já nesta segunda-feira (13), enquanto a José Bettega será reaberta até a próxima quinta (16). Os serviços – agora terminados – integram o conjunto de intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Ao longo do trecho onde as obras estão em execução, entre a Praça do Japão e o Terminal Pinheirinho, são 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas. As obras possibilitarão ultrapassagens entre os ônibus e a conclusão do roteiro do Ligeirão tornará a viagem mais ágil em cerca de 16 minutos, de acordo com estimativas da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paranaense.

De acordo com a Urbs, a média total de passageiros em dias úteis que circulam pelas estações Dom Pedro I é de 1.889 pessoas que vão com destino ao Centro e outras 2.219 que têm como destino o bairro.

Já pela estação José Bettega, que é atendida pelas linhas 603 Pinheirinho-Rui Barbosa, 502 Circular Sul (sentido horário) e 602 Circular Sul (sentido anti-horário), são 662 passageiros sentido Centro e 333 no sentido bairro.

Porém, o futuro Ligeirão Santa Cândida-Pinheirinho não fará paradas nas estações Dom Pedro I e José Bettega. As obras são necessárias, justamente, para que o Ligeirão realize a ultrapassagem quando os ônibus das outras linhas estão parados na estação.

Categorias: