Sindimoc convoca Setransp e URBS para audiência sobre atraso salarial dos trabalhadores

Reunião será hoje, quinta-feira, às 16 horas na Superintendência Regional do Trabalho no Paraná

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) convocou, por meio da Superintendência Regional do Trabalho, uma audiência com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e com a Urbanização de Curitiba (URBS), para discorrer sobre os atrasos no pagamento dos colaboradores do transporte coletivo. 

Entenda a situação:
Os atrasos nos pagamentos dos colaboradores são recorrentes, principalmente na região urbana de Curitiba, e tem causado danos aos trabalhadores do transporte coletivo. No mês de abril, por exemplo, ainda não houve o pagamento do adiantamento quinzenal aos colaboradores. 

O Setransp emitiu um comunicado no qual discorre sobre uma dívida que a URBS possui com as empresas do transporte coletivo, que chega a 13 milhões. Ele alega que por isso as empresas estariam com dificuldade de realizar o pagamento do salário dos trabalhadores. 

“Os trabalhadores não têm culpa nenhuma com relação aos atrasos da URBS, porque o trabalhador desempenhou a sua função. Uns levantam todos os dias às 4h da manhã, outros são os últimos a dormir. Os motoristas e cobradores merecem respeito e os seus pagamentos em dia”, reforça o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Em contrapartida, a URBS emitiu um ofício determinando que, se houverem paralisações por conta dos atrasos, autorizará outras empresas a cobrirem as linhas prejudicadas. “Esse é um ato anti sindical, porque você está tirando o direito dos trabalhadores reivindicarem uma situação cíclica, que acontece todos os meses”, pontua Anderson.

Por isso, o Sindimoc decidiu que se houver atraso no quinto dia útil de maio, abrirá indicativo de greve para parar todas as linhas de transporte coletivo que são geridas pela URBS. 

Em busca de um acordo, o sindicato solicitou ao Chefe da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Fávaro Busnardo, uma audiência entre todas as partes, que acontece nesta quinta-feira (28), às 16h. 

O Sindimoc também tomou a providência de informar o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, sobre a situação do transporte coletivo no nosso Estado. 

SERVIÇO
Data: 28 de abril (quinta-feira)
Horário: 16h 
Local: Superintendência Regional do Trabalho
Rua José Loureiro, 574 - Centro - Curitiba/PR

Informações: 
Vittoria Danderfer (Jornalista)
(41) 9 9765-1945

Categorias: