Encontro sobre Tarifa Zero com Transporte de Qualidade em Curitiba

Na noite do dia 05 de outubro, um encontro reuniu diversas personalidades da sociedade ativa e atuante curitibana e da região metropolitana para debater um tema de grande relevância para a qualidade de vida dos cidadãos: a TARIFA ZERO com um TRANSPORTE DE QUALIDADE. O evento foi marcado por debates e reflexões sobre a situação do transporte público na cidade de Curitiba e sua região metropolitana.

O transporte público na capital paranaense e seu entorno sempre foi objeto de constante inovação e é referência nacional e internacional. A elevação constante nas tarifas e as reclamações por parte dos cidadãos tem gerado insatisfação crescente. Nesse contexto, a ideia de um transporte público de qualidade, integrado com a região metropolitana e com tarifa zero, tem se destacado cada vez mais.

Um dos principais temas discutidos durante o evento foi a questão do financiamento desse modelo de transporte. A ideia de tarifa zero, que permitiria que os cidadãos utilizassem o transporte publico sem custos diretos, é atraente, mas levanta a importante questão de quem vai pagar essa conta. Diversas propostas são apresentadas, incluindo a relocação de recursos públicos, a criação de novas fonte de financiamento e parcerias público-privadas.

Em resumo, o encontro realizado no dia 05 de outubro sobre a “Tarifa Zero com Transporte de Qualidade” em Curitiba e Região Metropolitana representou um passo importante na busca por soluções para os problemas do transporte público. A discussão sobre como financiar um sistema de transporte de qualidade e acessível a todos continua sendo um desafio, mas ficou evidente que há vontade e engajamento da sociedade em encontrar uma solução que beneficie a todos os cidadãos. A falta de vontade política é latente pois tal solução já deveria estar em processo de implantação em Curitiba, visto que já é uma realidade em mais de 80 cidades brasileiras e temos exemplos até mesmo no estado do Paraná com 9 cidades Cianorte, Clevelândia, Ibaiti, Ivaiporã, Matinhos, Paranaguá, Pitanga, Quatro Barras e Wenceslau Braz, o maior deles é Paranaguá, com 157,3 mil habitantes e um orçamento de R$ 1,9 milhão destinado a custear o transporte. A qualidade de vida dos habitantes da cidade e da região metropolitana está em jogo, e o debate está apenas começando.

Por Ian Santos