Manifestação na canaleta em frente ao Shopping Estação: protestamos hoje contra as perigosas "rabeiras" para salvar vidas amanhã

Nesta quarta-feira (18) de outubro, uma manifestação organizada pelo SINDIMOC – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, paralisou temporariamente a canaleta de ônibus em frente ao Shopping Estação. Centenas de pessoas se aglomeraram e entraram na discussão sobre a prática das arriscadas e perigosas “rabeiras”.

O motivo por trás desse ato é o constante aumento dos “rabeiras” que hoje contam até com perfis em redes sociais que divulgam as perigosas manobras. Os ciclistas se agarram à carenagem traseira e lateral dos ônibus em movimento, essa pratica ocorre nas canaletas, esses ciclistas são conhecidos pela população como “rabeiras”. A preocupação dos motoristas tem fundamento uma vez que dirigindo o ônibus ao fazer alguma curva ou uma parada nesse cenário pode resultar em um acidente fatal, colocando em risco a vida desses ciclistas e até dos passageiros no ônibus e toda essa responsabilidade acaba caindo nos ombros dos motoristas.

A manifestação durou aproximadamente 1 hora e paralisou completamente o tráfego de ônibus na região. Os ônibus se enfileiravam e os passageiros tiveram que descer dos veículos. Nas redes sociais, muitas pessoas comentavam sobre o protesto, algumas faziam transmissões ao vivo e a imprensa estava no local cobrindo o ato.

Durante a manifestação, não houve confrontos significativos nem registro de ocorrências, embora algumas pessoas tenham discutido devido ao inconveniente causado pela paralisação. “uma manifestação necessária, porque as pessoas sabem o que vem acontecendo e fingem que não vê, eu apoio!” disse Débora Ribas, uma das passageiras que desceu do ônibus e disse que apoiava a manifestação. A grande maioria dos passageiros demonstraram compreensão em relação a causa da manifestação, embora teve uma passageira que dizia constantemente “o problema é deles, se morrer enterra”.

As atividades no Shopping Estação e do entorno continuaram normalmente, uma vez que a paralisação afetou apenas a canaleta de ônibus. O trafego nas vias laterais não foi impactado.

Até o momento, não houve uma manifestação oficial por parte das autoridades. No entanto, os organizadores do ato afirmam que o objetivo principal que era buscar um diálogo com o poder público e com a URBES para discutir a questão das “rabeiras” foi alcançado.

Essa não é a primeira manifestação que pede atenção para os perigos das canaletas de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana. O motorista está cansado e com o nível de stress enorme ao trabalhar dirigindo na canaleta com o risco de ser responsabilizado por uma tragédia.

"Isso afeta o psicológico eles são trabalhadores, pais de família que não saem de casa para matar ninguém, nós precisamos lutar pela qualidade no trabalho dos motoristas, por isso estamos aqui” falava no microfone do carro de som, Anderson Teixeira, presidente do SINDIMOC.

A manifestação foi um chamado à responsabilidade e à segurança no trânsito, que as autoridades possam buscar soluções para essa questão que afeta não apenas os motoristas de ônibus, mas toda a comunidade. O diálogo com as autoridades é esperado nos próximos dias, com a esperança de encontrar soluções que evitem acidentes e preservem vidas.