Vem aí o 2º Torneio de Truco do Sindimoc
Depois do sucesso com mais de 60 duplas no 1º Torneio de Truco em 2015, o Sindimoc repete a dose e traz para a categoria mais um desafio para os atletas amantes do jogo.
Neste 2º Torneio são esperadas mais de 80 duplas. As premiações serão distribuídas entre 10 duplas: as seis melhores na disputa principal e as quatro melhores da repescagem.
O Torneio será disputado dia 7 de setembro e é aberto para motoristas, cobradores e amigos. As duplas podem se inscrever na Secretaria de Esportes do Sindimoc até o dia do Torneio antes das 9h30. O valor das inscrições é especial para duplas que tiverem sócios do Sindimoc e para duplas que se inscreverem antecipadamente.
Forme sua dupla e venha participar!
Leia o regulamento:
REGULAMENTO DO 2º TORNEIO DE TRUCO DO SINDIMOC
Disputa do Torneio
1- As regras serão de acordo com este regulamento, baseadas nas regras da Federação Paranaense de Truco.
2- Haverá tolerância de 30 minutos após o início do Torneio para a dupla se apresentar à disputa. Passado tempo de tolerância, a dupla jogará diretamente a repescagem.
3- As disputas são disputadas em melhor de três partidas.
4- Não é permitida a substituição de jogadores após o início do Torneio.
5- Trocas de lugar à mesa são permitidas apenas no início de cada “perna”.
6- Não é permitido qualquer tipo de comentário que influencie nas jogadas (ex: “mata”, “deixa pra mim”, etc...). Exceto se as duplas chegarem a um acordo antes da disputa.
7- É permitido perguntar quem jogou qual carta na mesa (ex: “de quem é o três?”, “quem fez a 1ª?”).
8- Se duas cartas forem jogadas ao mesmo tempo na mesa, a carta que caiu por baixo pertence à jogada em andamento e a que caiu por cima pertence à jogada seguinte.
9- Ninguém é obrigado a mostrar a sua maior carta em caso de empate.
10- Não é permitido trucar através de sinais (ex: mostrar três dedos, apontar para o adversário, balançar a cabeça, etc). A ação só é validada se as palavras forem usadas conforme a ação do momento.
11- Artimanhas como turco, suco, Jorge não são permitidas.
12- Não é permitido chamar a trucada e jogar as cartas logo em sequência na mesa. Portanto, termos como “demorou”, “corte por 1”, “seis” estão vetados.
13- Quem mandar de 11 não joga por três empates. Portanto, volta-se o carteado.
14- Nenhum jogador pode jogar com as cartas expostas na mão de 11, mesmo que uma dupla saia com casal maior, deve-se bater as cartas.
15- Os jogadores devem manter as mãos à vista durante as jogadas.
16- Caso seja provado que algum jogador esteja marcando cartas ou jogando de forma ilícita, a dupla será eliminada.
17- Até o final da 1ª etapa, se alguma nova equipe quiser se inscrever e tiver vaga, a dupla terá que pagar inscrição no valor dobrado.
18- Em caso de empate nas mãos e houver trucada, quem chamar tem que abrir a carta de quem trucou e quem trucar com a carta do adversário exposta tem que matar a carta.
Da Carteada
19- As cartas são distribuídas sempre por baixo.
20- A carteada será feita de uma em uma carta, virando a última.
21- O carteador só poderá ver uma carta de seu parceiro, senão perde o carteado.
22- No início da jogada, não é permitida a trucada com número diferente de três cartas.
23- Caso haja erro na carteada, o baralho será passado para o próximo carteador sem perda de tento.
24- Caso vire uma ou mais cartas durante a carteada, é necessário um novo corte e uma nova distribuição de cartas pelo mesmo carteador. Exceto quando o adversário optar por ficar com a carta. Em caso de reincidência, o baralho é passado a frente, sem ônus para o carteador.
25- Durante a partida, se o carteador ou cortador olhar o fundo do baralho ele será advertido. Na 2ª vez em diante há penalização de um tento.
Do corte do baralho
26- O cortador não pode embaralhar o baralho. Ele pode apenas cortar e no máximo duas vezes.
27- No corte, o cortador pode tirar uma ou duas cartas e uma delas deve ser passada ao parceiro.
28- O 4 de ouros pode ser recusado no corte.
29- O cortador não é obrigado a cortar. Pode mandar cartear sem corte.
30- O corte e a carteada deverão ser feitos sempre acima da mesa.
31- Não é permitido voltar o número de tentos em caso de 11 a 11. O corte é seco às escuras. Se o cortador ou carteador olhar alguma carta, perderá o tento da mão.
Disposições Gerais
32- Não é permitido fumar nem consumir bebidas alcóolicas no local do jogo.
33- Caso uma das duplas bata a mesa e vire as cartas (sobras), perderá a quantidade de tentos que estiver em jogo.
34- As duplas que perderem a 1ª etapa terão o direito de ingressar ao Torneio de repescagem, que também será disputado em melhor de três e eliminação de simples.
35- Após a 1ª etapa do Torneio, quem perder a melhor de três está fora da competição.
36- Durante o Torneio na sede ou local de competição, qualquer atleta que agrida física ou verbalmente adversários e/ou a organização terá sua dupla eliminada automaticamente e responderá pelos atos cometidos.
37- A comissão organizadora se reserva ao direito de tomar qualquer atitude para o bom andamento do Torneio. As atitudes incluem: eliminação de uma ou mais equipes envolvidas, decisão ou não de nova carteada, perda ou não de tento (os), inserção de juiz para cartear. Qualquer decisão da comissão organizadora é soberana. Não há direito de ressarcimento do valor de inscrição.
38- Escala de possíveis punições por infrações durante o Torneio:
a) Orientação
b) Advertência
c) Perda de um tento
d) Perda dos tentos em jogo na mão no momento da infração
e) Eliminação da dupla
Truco é um esporte, vamos respeitar o adversário e fazer amigos
Com dignidade, honestidade e trabalho, em 2016 faremos a diferença
Organização: Secretaria de Esportes Sindimoc
Dino Cesar Morais (presidente) Marcelo Thomaz (diretor de esportes)
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