Notícias do Sindimoc

Em teste, câmera flagra pela primeira vez arrastão em ônibus em Curitiba

Em teste, câmera flagra pela primeira vez arrastão em ônibus em Curitiba

Dois homens armados com facas fizeram um arrastão em um ônibus da linha Curitiba/ Tamandaré/ Minérios na Avenida Mateus Leme, na última quarta-feira (11), e acabaram sendo flagrados pelas câmeras do circuito interno do veículo.

Os equipamentos são parte das câmeras em teste que começaram a ser instaladas pela Comec, que gerencia o transporte na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na metade de setembro. Essa é a primeira vez que um crime é captado por câmeras em ônibus.

As imagens irão ajudar a identificar os criminosos, cujos traços são exibidos nitidamente nas gravações. Segundo Leoldi, a presença das câmeras “claramente não era esperada pelos assaltantes, que nem sequer viram que elas estavam ali”. O gerente explica, ainda, que um boletim de ocorrência foi aberto e a investigação está em andamento na Polícia Civil.

Segurança

A instalação de câmeras é a principal reivindicação do Sindicato de Motoristas e Cobradores (Sindimoc) para tentar conter a onda de violência no transporte público de Curitiba e região, que já vitimou três pessoas esse ano: dois motoristas e uma passageira foram assassinados em ônibus. Segundo o sindicato, o caso do dia 11 de outubro “reitera como as filmadoras seriam importantes em todos os ônibus para facilitar o combate aos arrastões diários”. Há cerca de um mês, a Comec vem testando câmeras nas linhas intermunicipais. Na capital, entretanto, não há previsão para que o sistema de imagem seja instalado nos veículo, mesmo as câmeras sendo obrigatórias, de acordo com a lei municipal 13.885/2011.

A Urbs, empresa que gerencia o transporte público em Curitiba, alega falta de dinheiro para a instalação das câmeras. A implantação do sistema só seria viável a partir da renovação da frota, mas desde 2013 as empresas de transporte de Curitiba estão desobrigadas a trocar os veículos. A decisão judicial atendeu a um pedido das empresas, que alegam um desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. Como a instalação das câmeras está vinculada à renovação da frota, Curitiba não tem data para ter o sistema. Urbs e a prefeitura tentam derrubar a liminar que impede a renovação da frota em Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDIMOC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDIMOC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.